top of page

29 de abr. de 2022

Mãos Tagarelas realiza parceria com a Secretaria Municipal de Pedro Alexandre para a oferta de Cursos Gratuitos de Libras para os servidores municipais

No dia 28 de abril de 2022 foi realizada uma reunião entre Érica Souza, administradora da Mãos Tagarelas, com João Pedro, representando o Secretário Municipal de Educação do município de Pedro Alexandre, interior do Estado da Bahia. Na reunião foram convidados o professor Aisamaque Gomes de Souza, do Instituto Federal Baiano - Campus Itapetinga - e um dos voluntários da Mãos Tagarelas e Wellington dos Santos, coordenador da Educação Especial do município de Pedro Alexandre. Nela foram discutidos três pontos importantes: A parceria entre a Mãos Tagarelas e a prefeitura do município de Pedro Alexandre por meio da Secretaria Municipal de Educação. A oferta de cursos gratuitos para os servidores do município ligados à área da Educação. E, por fim, Disponibilidade do quantitativo de vagas.

SOBRE A PARCERIA No diálogo foi apresentado que a parceria aconteceria de forma a respeitar o princípio da legalidade da administração pública de modo a considerar a gratuidade da oferta dos cursos para os servidores do município. Neste sentido, a Mãos Tagarelas é uma forte via para embasar os cursos de formação continuada na área de Libras para os servidores do município, tendo em vista a necessidade real de atender pessoas surdas, pois em momento futuro os servidores podem encontrar pessoas surdas e eles podem assegurar o direito comunicacional delas. DA OFERTA DE CURSOS Na construção da parceria, a administradora da Mãos Tagarelas informou que seriam disponibilizados 8 (oito) cursos de Libras, a saber: Básico, Intermediário e Avançado (Estes são chamados de cursos basilares, que possuem carga horária de 160h cada um), o curso de Introdução à Interpretação de Libras - Nível 1, o curso de Introdução à Interpretação de Libras - Nível 1, o curso de Introdução à Interpretação de Libras Nível 3 (Estes são chamados de cursos norteadores, que possuem carga horária de 220h cada um), o curso de Tradução-Interpretação (que é chamado de propulsor, com carga horária de 600h), e, por fim, o curso de Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua Para Surdos - Formação de professores ouvintes - com carga horária de 220h. Da disponibilidade do quantitativo de vagas. No primeiro momento serão disponibilizadas, caso haja o firmamento da parceria, 5 (cinco) vagas, com possibilidade de ampliação à medida que os estudantes forem concluindo os cursos. O início da oferta está previsto para Maio de 2022.


A VERSÃO EM LIBRAS DESSE TEXTO ENCONTRA-SE ABAIXO:





© 2022 Mãos Tagarelas.

® Mãos Tagarelas - Produtos e Conteúdos

 

Desenvolvido orgulhosamente por Mãos Tagarelas.

bottom of page